Taipas a Florir | Gaura-Branca – A 1.ª a florir na entrada sul na Vila de Caldas das Taipas
O manto de flores que a Gaura-Branca (Gaura lindheimerii) nos está a proporcionar é um panorama lindo para se ir admirar, agora que o plano de desconfinamento do Concelho deu lugar à fase de recuperação da atividade económica e da vida em sociedade.
As espécies que integram esse espaço foram escolhidas de modo a que floresçam em alturas diferentes e tenhamos sempre flores nessa entrada da Vila de Caldas das Taipas. Esta espécie inicia a floração na primavera e permanece florida até meados do outono e além disso exige pouca manutenção. Cada flor tem quatro pétalas, dispostas de forma oposta, e longos estames, dando ao conjunto um curioso aspeto de borboleta.
As abelhas andam de flor em flor numa roda-viva que é crucial para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas, já que, na busca do pólen, sua refeição, estes insetos polinizam plantações de frutas, legumes e grãos.
Esta divulgação insere-se no projeto Taipas a Florir, nesta que foi a primeira empreitada do projeto global para as rotundas da Vila e que foi executada com o apoio do Município de Guimarães.