Taipas a florir – Junípero (cedro rastejante)

Junípero (cedro rastejante) – Entrada sul na Vila de Caldas das Taipas

O junípero (Juniperus horizontalis) é um zimbro arbustivo de baixo crescimento com origem no Canadá. Alcançam apenas de 10 a 30 cm de altura, mas espalham-se por vários metros de largura. As folhas jovens são semelhantes a agulhas e, estando dispostas em pares opostos, são semelhantes a escamas, com 1 a 2 mm de comprimento.

Apresenta uma flor cerosa azul-clara pálida e contêm duas sementes e os cones masculinos perdem o pólen no início da primavera. É dióico, produzindo cones de apenas um sexo em cada planta.

A entrada sul, que tem a posição mais relevante na hierarquia da rede viária da Vila de Caldas das Taipas, passará a integrar uma diversidade sazonal, procurando cenários diferentes ao longo do ano. Tem em consideração pressupostos ecológicos e ambientais ao nível das zonas verdes, contribuindo para processos de gestão e manutenção mais sustentáveis a diversos níveis, nomeadamente, o da utilização racional da água.

Esta divulgação insere-se no projeto Taipas a Florir, nesta que é a primeira empreitada do projeto global para as rotundas da Vila e que está a ser executada com o apoio do Município de Guimarães.