Notícias

EDITAL | INTERRUPÇÃO DE TRÂNSITO NO ÂMBITO DO EVENTO “ANIMAÇÃO DE VERÃO”, FREGUESIA DE CALDELAS

Adelina Paula Pinto, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães,

FAZ SABER QUE, por motivo da realização do evento “Animação de Verão”, organizado pela Junta de Freguesia, será interrompido o trânsito na Alameda Rosas Guimarães, freguesia de Caldelas, no tramo localizado a sul do entroncamento com a Rua de Joaquim Ferreira Monteiro, no dia 12 de julho, a partir das 21h30.

Para constar e conhecimento geral se publica o presente EDITAL, que vai ser afixado nos lugares de estilo.

EDITAL 05/2019

SESSÃO PÚBLICA DO DIA 15 DE JULHO DE 2019, ÀS 21:00 HORAS
 
Sérgio Nuno Pereira de Araújo, Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia de Caldelas, TORNA PÚBLICO que, nos termos e para os efeitos do disposto no Art.º 12.º, n.º 1, al. a), da Lei nº 75/2013, de 12 de setembro e das disposições conjugadas dos Art.os 21.º, n.º 1, al. b) e 25.º, n.º 1 do Regimento da Assembleia de Freguesia de Caldelas, CONVOCA a Assembleia de Freguesia para Sessão Extraordinária a realizar na data e hora acima referidas, na Sede da Junta da Freguesia de Caldelas, com a seguinte ordem de trabalhos:
 
PERÍODO DA ORDEM DO DIA
 
PONTO ÚNICO: Apreciação, Discussão e Votação das Proposta de Revogação do Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências na Freguesia de Caldelas, pela Câmara Municipal de Guimarães, celebrado a 22 de agosto de 2017.
 
Para se constar se publica este, e outros de igual teor, que vão ser afixados nos lugares de estilo da Freguesia.
Caldelas, 10 de julho de 2019
 
O Presidente da Assembleia de Freguesia
Sérgio Nuno Pereira de Araújo

A Junta de Freguesia de Caldelas comunica que nos próximos dias 11 e 12 (quinta e sexta-feira) uma empresa externa, vai proceder à limpeza das margens do Rio Ave, desde os Campos de Ténis até ao Parque de Campismo.

Também o interior do Parque de Lazer será objeto de limpeza, nomeadamente: as valetas, sarjetas e caminhos pedonais.

Pelos eventuais constrangimentos, as nossas desculpas e apelamos à compreensão dos utentes, para as possíveis restrições na utilização do Parque de Lazer das Taipas.

Animação de Verão 2019 nas Caldas das Taipas

A Freguesia de Caldelas promove, pelo segundo ano consecutivo, um programa de animação de verão com atividades em diversos espaços da Vila nos meses quentes de julho e agosto. Todas as semanas a cultura sai à rua na Vila de Caldas das Taipas com espetáculos de música, teatro e cinema para as crianças, para os jovens e para as famílias. Todas as iniciativas têm entrada livre.

Este programa de animação de verão complementa a programação cultural existente nos Banhos Velhos e outras iniciativas culturais já agendadas para a Vila com a realização de 4 novos espetáculos musicais e 2 sessões de cinema. A animação de verão promovida pela Junta de Freguesia de Caldelas tem o apoio do Município de Guimarães e da Taipas Termal.

Neste período de verão destaque ainda para o Encontro de Folclore promovido pela Fundação INATEL que se realiza na tarde de domingo, dia 21 de julho, no Polidesportivo do Parque de Lazer das Taipas e que contará com a participação do Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém, Grupo Folclórico de Souto, Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande, Associação Cultural e Recreativa de Conde, Rancho Folclórico do C.C.R. de Moreira de Cónegos e Associação de Folclore e Etnografia de Guimarães e para a Receção ao Emigrante e Turista, agendada para o dia 07 de agosto (quarta-feira) no mesmo espaço.

Programação Animação de Verão:
Sexta, 12 julho 21h30 – Coro Vilancico – Uma viagem pela música europeia da renascença
– Música no Parque de Lazer das Taipas

Sábado, 13 julho 21h30 – Fado na Vila com Ana Sofia Teixeira
– Música na Praça Dr. João Antunes Guimarães

Sábado, 27 julho 21h30 – Jazz na Vila – “The Cool Train” – Combo da EJC – Escola de Jazz do Convívio
– Música na Praça Dr. João Antunes Guimarães

Domingo, 11 agosto 21h30 – Zé Miguel Trio Projeto de versões da pop/soul/rock
– Música na Praça Dr. João Antunes Guimarães

Sexta, 30 agosto 21h30 – Cinema | Green Book – Um guia para a vida
-Cinema do Jardim do Coreto

Sábado, 31 agosto 21h30 – Cinema | Mirai
– Cinema no Jardim do Coreto

Programação Banhos Velhos:
Quinta, 04 julho 22h00 – Teatro | Conto de Tramas

Sexta, 05 julho 22h00 – Música | Cícero

Sábado, 06 julho 22h00 – Teatro | Médico à Paulada

Sexta, 26 julho 22h00 – Ciência | Noite de Astronomia

Sábado, 17 agosto 22h00 – Música | Grupo de Fados da Vila

Sexta, 23 agosto 22h00 – Música | First Breath After Coma

Quarta, 28 agosto 22h00 – Cinema | Shortcutz Guimarães

Sábado, 13 julho 15h – Verão no Parque de Lazer das Taipas

Sábado, dia 13 de julho, às 15h00 a Brigada Verde de Caldelas promove ações de sensibilização Ambiental. Esta atividade é aberta à participação de todos os interessados e amantes da natureza.

Ao nível da mobilidade suave, promove-se a ação de incentivo à adoção de hábitos de mobilidade mais sustentáveis. A Get Green disponibilizará bicicletas elétricas de modo a que a população experimente a sensação única de usar a bicicleta elétrica na subida ingreme da avenida Rosas Guimarães.

Ao nível do bem-estar a Taipas Termal proporciona uma aula de Yoga experimental ao ar livre. Reforce, através do Yoga, a ligação mente-corpo e restabeleça o seu equilíbrio físico, mental, psíquico e espiritual.

Ao nível da biodiversidade, o Laboratório da Paisagem dará a conhecer o habitat e o ciclo de vida da vaca-loura, o maior escaravelho da europa.

Ao nível da biodiversidade, o BioBlitz fotográfico realiza-se pela primeira vez e pressupõe procurar e fotografar qualquer planta, animal, fungo ou qualquer outra evidência de vida, existente no Parque de lazer das Taipas.

EDITAL

Luís Miguel de Freitas Marques Carvalho Soares, Presidente da Junta de Freguesia de Caldelas, concelho de Guimarães, torna público que, conforme Edital publicado a 25 de junho a reunião mensal foi adiada.
Assim comunica que a reunião pública mensal e Ordinária, de Junta de Freguesia, referente ao mês de julho se realiza na quinta-feira, dia 11 de julho de 2019.
 
Nos termos da mesma deliberação informa, que esta reunião terá lugar nas instalações da Junta de Freguesia pelas 18H00 (dezoito horas).
Para constar e para os devidos efeitos, se publica o presente Edital, que vai ser afixado nas instalações da Junta de Freguesia.
 
Caldas das Taipas e Junta de Freguesia de Caldelas, aos 08 de julho de 2019
O Presidente da Junta de Freguesia

Nota de Pesar – Falecimento de Fernando Lopes Matos

A Junta de Freguesia de Caldelas vem manifestar publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento do cidadão Fernando Lopes de Matos, galardoado com a Medalha de Mérito da Freguesia de Caldelas, pela Assembleia de Freguesia de 29 de abril de 2013, por proposta da Junta de Freguesia.

Nos termos da proposta, Fernando Lopes Matos, “com toda a sua vida ligada ao associativismo e cultura da freguesia e vila de Caldas das Taipas” o executivo propôs a condecoração “como forma de distinguir quem se tenha notabilizado na valorização do património local”.

A sua ação, “na promoção da música”, e “dedicação ao ensino” permitiu iniciar, “centenas de taipenses pelo gosto pela música erudita”. Outros méritos são reconhecidos pelo Executivo, nomeadamente “para o desporto, no CC Taipas”.

Nesta hora de dor, o atual Executivo da Junta de Freguesia, presta sinceras condolências à Família do Maestro Fernando Matos, bem como às Associações que serviu, nomeadamente a Banda Musical das Caldas das Taipas e o Clube Caçadores das Taipas.

PASSEIO DA FREGUESIA | Passeio à Praia – Póvoa de Varzim

Abrem na próxima quarta-feira, dia 3 de julho, as inscrições para o Passeio à Praia da Póvoa de Varzim.

As inscrições serão feitas em dois períodos distintos:

1° período: de 03 a 12 de julho – para quem pretende marcar 1 ou 2 semanas;

2° período: de 15 a 19 de julho – para quem pretende reservar dias avulso.

Mais informações:

– Nos horários de expediente da secretaria da Junta de Freguesia;
– Telefone: 253 576 884;
– E-mail: geral@caldasdastaipas.com

EDITAL | Condicionamento de Trânsito – Festas de S. Pedro e da Vila – Freguesia de Caldelas

Sofia Ferreira, Vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, no uso da competência delegada por despacho do Presidente da Câmara Municipal de 19.10.2017,
 
FAZ SABER QUE, por motivo da realização das festas em honra de S. Pedro e da Vila das Taipas, freguesia de Caldelas, será interdito o trânsito nos seguintes arruamentos:
 
– Alameda Rosas Guimarães, entre o entroncamento com a Rua António Barros e a Travessa da Alameda, e a Avenida da República (Sul), incluindo o parque de estacionamento: das 12h00 do dia 27 de junho às 12h00 do dia 02 de julho;
 
– Rua António de Barros, entre a Alameda Rosas Guimarães e o entroncamento com o Largo José de Sousa e Rua Reitor Antunes Machado, exceto moradores: do dia 27 de junho a 02 de julho, entre as 20h00 e as 02h00;
 
– Rua Padre Silva Gonçalves, entre o cruzamento com a Avenida da República e a rotunda da Rua 25 de Abril: do dia 27 de junho a 02 de julho, entre as 20h00 e as 02h00;
 
– Avenida da República, entre o cruzamento com a Rua Santo António e a Avenida de Trajano Augusto, exceto moradores: do dia 27 de junho a 02 de julho, entre as 20h00 e as 02h00;
 
– Rua Reitor Antunes Machado e Viela Trás do Ferreiro, exceto moradores: do dia 27 de junho a 01 de julho;
 
– Avenida dos Bombeiros Voluntários, entre a Rua Padre Siva Gonçalves e a Rua 1º de Maio: do dia 27 de junho a 02 de julho, entre as 20h00 e as 02h00;
 
– Travessa da Alameda, apenas no sentido descendente: do dia 27 de junho a 01 de julho, entre as 20h00 e as 02h00.
 
Mais se informa que, decorrente da procissão em honra de S. Pedro, será condicionado o trânsito no dia 30 de junho, entre as 16h00 e as 19h30, com início e término na Igreja Matriz, Avenida de Trajano Augusto, percorrendo a Rua Dr. Alfredo Fernandes, Avenida da República, Praça Doutor João Antunes Guimarães, Rua de Santo António, Rua António de Barros, Praceta de Ferreira de Castro e Avenida da República.
 
Informo por último que, no âmbito do desfile de ranchos, será ainda condicionado o trânsito no dia 1 de julho, entre as 16h30 e as 17h00, com início na Avenida dos Bombeiros Voluntários, percorrendo a Rua Padre Silva Gonçalves e Avenida da República.
 
Para constar e conhecimento geral se publica o presente EDITAL, que vai ser afixado nos lugares de estilo.

EDITAL 04/2019

SESSÃO PÚBLICA DO DIA 25 DE JUNHO DE 2019 ÀS 21:00 HORAS
 
Sérgio Nuno Pereira da Araújo, Presidente da mesa da Assembleia de Freguesia de Caldelas, TORNA PÚBLICO que, nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 11.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, CONVOCA a Assembleia de Freguesia para Sessão Ordinária a realizar na data e hora acima referidas, na Sede da Junta de Freguesia de Caldelas, com a seguinte ordem de trabalhos:
 
PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA
 
1. Leitura e aprovação da ata da 1.ª sessão ordinária de 2019, realizada a 30 de abril de 2019.
 
2. Período reservado à intervenção do Público e destinado ao pedido de esclarecimentos dirigidos aos membros da Assembleia e sobre assuntos do interesse da Freguesia.
 
3. Tratamento de assuntos gerais de interesse para a Freguesia, sem carácter deliberativo.
 
PERIODO DA ORDEM DO DIA
 
4. Apreciação da informação escrita da Junta de Freguesia relativa à atividade e situação financeira entre sessões.
 
5. Apreciação, Discussão e Votação da Proposta de alteração ao objeto do Contrato de Delegação de Competências na Freguesia de Caldelas, pela Câmara Municipal de Guimarães, celebrado a 22 de agosto de 2017.
 
6. Apreciação, Discussão e Votação da Proposta de transferência de Competências, nos anos de 2019 e 2020, previstas no Decreto-Lei 34/2019, de 30 de abril.
 
7. Apresentação, Discussão e Votação da Minuta do Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências por parte da Câmara Municipal de Guimarães, na Freguesia de Caldelas, em matéria de obras para o ano de 2019.
 
Para se constar se publica este, e outros de igual teor, que vão ser afixados nos lugares de estilo da Freguesia.
 
Caldas das Taipas, Freguesia de Caldelas, 15 de junho de 2019
 
O Presidente da Assembleia de Freguesia