Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

Apresentados projetos de reabilitação do antigo mercado das Taipas e Parque de Lazer da Praia Seca

A Câmara Municipal de Guimarães e a Junta de Freguesia de Caldelas apresentaram esta terça-feira, dia 23 de outubro, os projetos de reabilitação do antigo mercado das Taipas e do Parque de Lazer da Praia Seca.

Domingos Bragança assumiu, na reunião com os taipenses, que os projetos apresentados “terão o apoio financeiro da Câmara Municipal” e pretende que as referidas obras sejam lançadas em 2019, após realização do processo de licenciamento e das necessárias autorizações pelas entidades competentes. “Estas reuniões são importantes para receber contributos, na sequência de projetos que assentam em lugares com história. É nesta fase que os os contributos podem ter efeitos, sendo importante ouvir a população; depois de estabilizar os projetos de arquitetura avançam os projetos de execução, das diversas especialidades de engenharia e os licenciamentos das diversas entidades de tutela, e só depois é que poderemos lançar o concurso da obra”, salientou o Presidente da Câmara de Guimarães na sessão pública, e muito participada, que decorreu na Escola Secundária de Caldas das Taipas.

O presidente da Junta de Freguesia, Luís Soares, destacou que “a apresentação dos projetos é o culminar do trabalho desenvolvido nos últimos meses, que passou pelo levantamento topográfico das duas localizações, o estudo da sua história e utilização no passado e presente, que deram importantes contributos para o desenho das novas soluções, tendo em conta o compromisso que assumimos com os taipenses na reabilitação dos dois espaços”.

Antigo Mercado

Com a requalificação agora proposta, a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal pretendem atribuir uma nova função ao espaço histórico e central que atualmente serve de arrecadação da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia. O edifício albergará um espaço multiusos que acolherá uma exposição permanente sobre a história da Vila das Taipas, um espaço de acolhimento aos turistas e ainda três espaços de convívio para jovens, bem como uma praça que privilegiará a sua utilização quotidiana e de espetáculos.

Recorde-se que o edifício que albergou a feira semanal e o mercado de peixe e de carne foi construído nos anos de 1911 e 1912 dele fazendo parte o gradeamento do Jardim Público do Toural em Guimarães, e ainda alguns candeeiros transportados da cidade e onde ainda hoje se identifica as inscrições do brasão de Guimarães e da Nossa Senhora da Oliveira, como explicou António Oliveira, historiador envolvido no projeto.

Parque de Lazer da Praia Seca

O projeto de construção do Parque de Lazer da Praia Seca pretende criar condições para uso sustentável e seguro da margem ribeirinha do Ave e da Ribeira da Agrela. A proposta de intervenção no terreno que já é da Junta de Freguesia pretende recuperar um espaço imemorial dos taipenses, a Praia Seca, dotando-o de condições ímpares. Será criada uma zona de estacionamento, casas de banho públicas, arborização da envolvente e ainda um acesso pedonal ao leito do rio.

Nesta primeira fase arrancará também o ponto de partida do “Passadiço do Ave”, um percurso pedonal e ciclável ecológico que permitirá a fruição do património rural e ribeirinho do Ave.

 

O projeto pretende ainda reabilitar toda a margem ribeirinha ao longo do Rio, desde a Praia Seca até às levadas, passando pelo Parque de Lazer. A sustentabilidade ambiental é uma marca do projeto que será desenvolvido de acordo com as práticas ambientais definidas designadamente a modelação de margens e recuperação do corredor ribeirinho, através de plantações autóctones e aplicação de soluções técnicas para estabilização de margens e execução de trilho ecológico.

Com esta apresentação inicia-se um processo de discussão e consulta pública aos contributos da população. O projeto estará disponível para consulta durante o mês de novembro. Os interessados poderão consultá-lo na sede da Junta de Freguesia durante o horário de funcionamento e enviar contributos através do e-mail:geral@caldasdastaipas.com.