Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

PRAIA SECA COM CONDIÇÕES PARA SE TORNAR A PRIMEIRA PRAIA FLUVIAL CLASSIFICADA DO RIO AVE A SEGUIR À BARRAGEM DO ERMAL

Junta de Freguesia de Caldelas assinala o 3º ano de mandato submetendo o pedido de classificação da Praia Seca como praia fluvial produto do trabalho dos últimos três anos

O Executivo liderado por Luís Soares assinala, no dia de hoje, o terceiro ano de mandato com o pedido de classificação da Praia Seca como a primeira praia fluvial do Rio Ave.

O pedido à Agência Portuguesa do Ambiente, inclui o processo de monitorização da água cujos resultados positivos permitem obter a classificação da Praia Seca como praia fluvial, a primeira no Rio Ave, a seguir à barragem do Ermal.

O Presidente da Junta de Freguesia faz um balanço positivo dos últimos três anos e coloca o desígnio ambiental no topo das prioridades da Vila das Taipas: “A defesa do nosso património natural é a nossa paixão. Estamos confiantes que vamos finalmente devolver o Rio aos Taipenses obtendo a classificação da primeira praia fluvial ao longo do Rio Ave e concluindo a limpeza e o trilho na margem do Ave.”

Recorde-se que o Rio Ave foi um dos rios mais poluídos da Europa e que até à presente data, com exceção da Barragem do Ermal, não há nenhuma praia classificada depois Vieira do Minho até Vila do Conde. Luís Soares destaca, ainda, o trabalho desenvolvido na reabilitação de alguns espaços da Vila: “Estamos a recuperar os nossos jardins com o envolvimento dos cidadãos. A recuperar o antigo mercado enquanto espaço de cultura. Realizamos investimentos nas zonas menos centrais da Vila reabilitando várias ruas da freguesia e agora o arranque da obra do centro e da Alameda Rosas Guimarães são a cereja no topo do bolo.”

Para o que resta do mandato a Junta de Freguesia pretende “construir o horto comunitário, acompanhar a construção da casa mortuária cujo projeto está concluído, ver lançada a execução da obra da Rotunda de Bouçós e apresentar o projeto de intervenção global da Variante à Vila das Taipas que inclui uma paragem de autocarros e que está a ser trabalhado pelo Município de Guimarães.”