Notícias

Freguesia de Caldelas prossegue o desígnio de Guimarães Mais Verde

A Junta de Freguesia submeteu candidatura ao Fundo ambiental para reabilitar o Rio e as Ribeiras da Vila das Taipas, envolvendo e sensibilizando a Comunidade.

A Junta de Freguesia de Caldelas submeteu uma candidatura ao Fundo Ambiental com o objetivo de ver financiado um projeto de intervenção e educação ambiental elaborado pela Brigada Verde de Caldelas, constituída no passado dia 14 de março.

O Presidente da Junta de Freguesia de Caldelas, Luís Soares, felicitou a Câmara Municipal de Guimarães e o Presidente Domingos Bragança por ter trazido para agenda política local o tema do Ambiente. “Se hoje submetemos esta candidatura tal deve-se à atitude pioneira de Domingos Bragança de trabalhar uma Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia, incentivando a criação de Brigadas Verdes das freguesias, que estão a fazer o seu trabalho. Independentemente da decisão da Comissão Europeia que não contemplou Guimarães, o Município pode contar com o apoio da Freguesia de Caldelas. Prosseguiremos o desígnio Guimarães Mais Verde” – sustentou Luís Soares.

A candidatura ao Fundo Ambiental prevê a reabilitação dos Rios e Ribeiras da Vila das Taipas, envolvendo e educando a Comunidade, através do trabalho em plataformas colaborativas (Brigada Verde na freguesia de Caldelas) promovendo ações associadas à Educação Ambiental, nomeadamente: ações reais, com a participação de cidadãos, de intervenção e monitorização no Rio Ave, na ribeira da canhota e ribeira da agrela e nas respetivas margens; a construção do parque de Lazer da Praia Seca; campanhas de sensibilização ambiental; promoção de palestras/debates, campanhas de sensibilização, peças de teatro sobre a temática ambiental; ações de educação ambiental nas escolas, incluindo saídas de campo; e a criação de um certificado de participação (passaporte do voluntário).

Este projeto envolve quinze Instituições/Associações diferentes da freguesia por forma a maximizar as dinâmicas ambientais que já se vão realizando. Integram-se meios humanos, nomeadamente, docentes, crianças, jovens e a população em geral na própria ação e na sensibilização para a importância dos ecossistemas como prestadores de serviços ao nível do Planeta e da Humanidade, bem como incorpora meios materiais essenciais para garantir a respetiva sustentabilidade.

“ESTAFETA DA AMIZADE GUIMARÃES – BRAGA”

EDITAL | Sofia Ferreira, Vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, no uso da competência delegada por despacho do Presidente da Câmara Municipal de 19.10.2017,

FAZ SABER QUE, por motivo da realização da “Estafeta da Amizade Guimarães – Braga”, no dia 22 de abril, será condicionado o trânsito de acordo com a seguinte postura:

I. Decorrente dos trabalhos de montagem da zona de partida e início da prova, a Alameda Dr. Alfredo Pimenta sofrerá os seguintes constrangimentos:
a) trânsito proibido no período das 07h00 e as 11h00;
b) proibido o trânsito e aparcamento na Zona de Estacionamento de Duração Limitada localizada a poente da alameda, entre as 14h00 do dia 21 de abril (sábado), e as 12h00 do dia 22 (domingo);
c) proibido o aparcamento a nascente da alameda, no dia 22 de abril, entre as 00h00 e as 12h00;

II. será condicionado o trânsito ao longo do traçado da prova, cujo percurso se encontra disponível em www.estafetadaamizade.pt, com inicio previsto para as 10h00, com duração máxima prevista de 02h40;

III. no decurso da prova será proibido o trânsito nos ramais de saída circular urbana para a EN101 (Rua de Santa Eulália), bem como nos demais cruzamentos ou entrocamentos confinantes com a mesma.
Excecionalmente, as autoridades policiais, GNR, PSP ou PM, poderão facultar o acesso de veículos aos arruamentos condicionados, desde que afetos à prestação de socorro urgente e veículos de policia ou à realização de serviços de interesse público indispensáveis e urgentes, bem em situações cujas circunstâncias, designadamente, de mobilidade, justifiquem um tratamento de exceção.

Para constar e conhecimento geral se publica o presente EDITAL, que vai ser afixado nos lugares de estilo.

18 Abril – Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

A Junta de Freguesia de Caldelas respondeu ao apelo da Direção-Geral do Património Cultural – DGPC, para participar no “DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS 2018”, através da apresentação de uma iniciativa a desenvolver no próximo dia 18 de abril, quarta-feira, enquadrada no tema Património Cultural: de geração em geração.

A iniciativa intitulada “2 Séculos de Património Termal nas Taipas (1818-2018)” pretende assinalar o dia internacional dos monumentos e sítios e os 200 anos em que o termalismo iniciou em força na freguesia, sendo promovida pela Junta de Freguesia e Cooperativa Taipas Turitermas e orientada pelo Professor António José de Oliveira, servirá para recordar, conhecer e visitar o património turístico/termal da Vila, com uma visita guiada aos Balneários Termais existentes em Caldas das Taipas.

A iniciativa que está agendada para a próxima quarta-feira, dia 18 de abril, insere-se no programa nacional que assinalará o dia internacional dos monumentos e sítios, contará com a participação da Universidade Sénior do Rotary Club de Caldas das Taipas, sendo aberta à participação de toda a população.

Comemorações do 25 Abril em Caldas das Taipas

A Junta de Freguesia de Caldelas e o Núcleo de Estudos do 25 de abril agendaram, em parceria, duas iniciativas para assinalar o 25 de abril. Nas instalações da Junta de Freguesia decorre, durante o mês de abril, uma Exposição de trabalhos de alunos, representando cada um dos trabalhos um dia do mês de abril. A Exposição “Liberdade é…Abril” pode ser visitada de segunda a sexta, das 09h00-12h30 e 14h00-17h30.

Para o dia 20 de abril, pelas 21h00, está agendada a palestra “Abril: Ontem, Hoje e Sempre!”, na sede da Junta de Freguesia de Caldelas, que contará com a participação do Coronel Rui Guimarães, membro da Associação 25 Abril e militar de abril e ainda do artista plástico Salgado Almeida. Esta iniciativa será ainda marcada por uma visita à exposição “Liberdade é… Abril” que decorre no mesmo espaço.

Para além destas duas iniciativas, a Taipas Termal e o Núcleo de Estudos 25 de Abril promovem um concerto “Vozes em Liberdade”, agendado para as 21h30 do próximo dia 24 de abril no Multiusos da Escola Secundária de Caldas das Taipas, concerto que agregará os espetáculos de Smartini, Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso, Mustang, Agrupamento de Escolas Caldas das Taipas e Agrupamento de Escolas de Briteiros.

Brigada Verde – Tomada de Posse do Conselho Executivo

Tomou posse, na última quarta-feira, na Sede da Junta de Freguesia, perante o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães Domingos Bragança e da Vereadora com a tutela do Ambiente Sofia Ferreira o Conselho Executivo da Brigada Verde de Caldelas. Este Conselho Executivo é composto pelas seguintes entidades:
– Junta de Freguesia de Caldelas
– Associação de Pais da Escola Básica da Charneca
– Associação de Pais e Amigos da Escola Básica do Pinheiral
– Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas
– Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa
– Cooperativa Taipas Turitermas
– Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento nº 666
– Destacamento Territorial da GNR de Guimarães
– Escola Básica da Charneca
– Escola Básica do Pinheiral
– Escola Básica das Taipas
– Escola Secundária de Caldas das Taipas
– Rotaract Club de Caldas das Taipas
– Rotary Club de Caldas das Taipas

Foi ainda apresentado por José Fonseca, na mesma sessão, o Plano de Ação para o quadriénio 2018/2021 da Brigada Verde de Caldelas já disponível na seguinte ligação:
http://caldasdastaipas.com/brigadaverde/

Apresentação do Livro “Namoras Comigo?” de Catarina Saavedra

O livro “Namoras Comigo?” da autoria de Catarina Saavedra, natural de Caldas das Taipas, concelho de Guimarães e da ilustradora Sílvia Abreu, natural de Vila Verde, descreve o Amor na sua essência mais pura, um sentimento e enamoramento quase infantil partilhado por todos os que amam. O livro é apresentado no próximo sábado, dia 03 de março, pelas 17h00, nas instalações da Junta de Freguesia de Caldelas.

O Livro “Namoras comigo?”, inserido no programa “Namorar Portugal 2018”, pretende sensibilizar crianças e adultos para uma das mais bonitas tradições minhotas – O Lenço dos Namorados. A história da Maria e do Manel descreve um amor correspondido, vivido no coração do Minho, enraizado pelas tradições, muitas vezes pitorescas, do nosso património imaterial.

Paralelamente à apresentação do livro haverá lugar a uma atividade para as crianças onde os mais pequenos poderão colorir e personalizar “lenços” em papel.

Com origem no século XVIII, “Os Lenços dos Namorados”, assim conhecidos e divulgados, contam através da simplicidade das palavras os desígnios do coração. Geralmente bordados por raparigas simples, em panos de linho ou algodão, com cores alegres e símbolos de cariz amoroso, funcionavam como emissários do Amor.

Depois de costurado e bordado, o lenço era entregue ao seu amado, muitas vezes em segredo, caso o usasse em público, significaria correspondência de sentimento e consequente início de namoro. A Maria e o Manel, nomes comummente utilizados no Minho, são os personagens desta história, escrita através de uma linguagem simples, em quadra, que pretende contar a “miúdos” e “graúdos” esta bonita e inspiradora tradição vivida e reproduzida por vários casais minhotos.

Este é o segundo livro infantil de Catarina Saavedra e Sílvia Abreu, o primeiro foi editado pela editora Centro Atlântico com o titulo “S. Geraldo e o Milagre da Fruta”.

Aviso | Procedimento Concursal

Procedimento concursal para a constituição de relação jurídica de emprego público em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado no âmbito do Programa de Regularização Extraordinária de Vínculos Precários (Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro)

(mais…)

Caldas das Taipas terá horta comunitária e viveiro de plantas e flores

Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Guimarães e Presidente da Junta de Caldelas apresentaram objetivo para o ano de 2018. O projeto para a criação de um viveiro de plantas e flores para a Vila das Taipas é uma das propostas da Junta de Freguesia de Caldelas para garantir o embelezamento dos jardins da vila de Caldas das Taipas. O projeto que será elaborado pela Câmara Municipal de Guimarães deverá contemplar ainda uma horta comunitária por proposta da Vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira. (mais…)

Realizou-se esta quarta-feira, a reunião mensal ordinária do executivo

O executivo deliberou alterar o horário de atendimento noturno, assim como do dia e hora das reuniões ordinárias da Junta de Freguesia.

O Horário de atendimento noturno dos serviços administrativos e dos membros do executivo, que se efetuava às quartas-feiras, das 20H30 às 21H30, exceto nos dias de reunião semanal do Executivo, passa assim para as segundas-feiras, prolongando o normal horário de funcionamento dos serviços da Junta de Freguesia até às 19.00 horas. O dia da reunião Ordinária mensal Pública da Junta de Freguesia, que se efetuava às quartas feiras às 21.30 horas, passa para as primeiras segundas-feiras de cada mês às 19.00 (dezanove) horas. Estes novos Horários entram em funcionamento na segunda feira dia 19 de fevereiro de 2018.

Conforme estava já estabelecido na deliberação anterior as referidas reuniões ordinárias poderão ser realizadas em dias e horas diferentes do estabelecido no ponto anterior, sendo, nesse caso, colocado Edital com identificação de tal local e horário. Nos dias de reunião mensal o Horário de Atendimento continuará em vigor.

Da ordem de trabalhos faziam ainda parte a análise e aprovação das propostas de parecer no âmbito de dois processos de licenciamento remetidos pela Câmara Municipal de Guimarães e a apreciação e votação e um requerimento para concessão de terreno. Todos os pontos foram aprovados por unanimidade.

O Presidente de Junta informou os presentes do início das aulas do Teatro Oficina nas Taipas, no Auditório da Taipas Termal, iniciativa de que a Junta de Freguesia é entidade parceira, informando que se mantêm disponíveis inscrições para jovens dos 8-12 anos. Deu conta que a EDP está a proceder à revisão da iluminação pública da Vila, que a Junta de Freguesia deu início na última semana à empreitada do desnivelamento e reparação de passeios e que continuará com as podas na quinta-feira e sexta-feira, conforme o plano definido, na Rua Professor Manuel José Pereira e Rua de Santo António, sendo que como se trata de árvores de grande porte, os trabalhos só serão possíveis de realizar com recurso à plataforma elevatória.