Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

Notícias

DESPACHO

Assunto: Estado de Calamidade – Cemitério
O Conselho de Ministros, através da Resolução n.º 88-A/2020, de 14 de outubro, declarou a situação de calamidade em Portugal.
A Comissão Municipal de Proteção Civil de Guimarães, reunida Extraordinariamente no dia de hoje, 19 de outubro, com a presença da Delegada de Saúde Pública, do Hospital de Guimarães, do Diretor Executivo do ACES do Alto Ave, dos Presidentes de Juntas de Freguesia, dos Comandantes dos Bombeiros de Guimarães e Caldas das Taipas, dos comandos da PSP, GNR e PM, aprovou por unanimidade o encerramento dos cemitérios do concelho, nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, na sequência de uma análise sobre a evolução da pandemia da COVID-19 em Guimarães.
Pelos responsáveis Técnicos da área da Saúde, da Segurança Interna e dos Bombeiros, pelo Presidente da Câmara Municipal, bem como pelos Vereadores responsáveis pelos pelouros da Educação e da Ação Social, foi a Comissão de Proteção Civil, informada da situação vivida no concelho.
Mediante as conclusões da referida Comissão e da unanimidade de todos os presentes e no que concerne ao Cemitério Paroquial de Caldelas – Caldas das Taipas da jurisdição da Freguesia, o senhor Presidente da Junta decreta:
a) A manutenção de todas as regras do despacho de 07 de maio de 2020, no que o mesmo não é contrariado por legislação posterior;
b) Aplicam-se as regras de utilização, conforme Resolução do Conselho de Ministros n.º 88-A/2020, de 14 de outubro;
c) O Horário a praticar é o Horário de Verão – Das 08H00 às 20H00;
d) Uso Obrigatório de máscara;
e) Limitação de acesso a 15 (quinze) pessoas em simultâneo;
f) Proibição de partilhar materiais de limpeza; (o material disponibilizado pela Junta de Freguesia, foi retirado)
g) Distanciamento social de 2 (dois) metros como mínimo;
h) Nos funerais limitação a 15 pessoas, exceto se tal número impossibilitar a presença de cônjuge ou unido de facto, ascendentes, descendentes, parentes ou afins;
Apela-se que a nossa comunidade, ciente da fase que o País atravessa, e tendo em atenção a evolução negativa desta infeção, cumpra com as regras definidas e que, seja capaz de em conjunto, cumprir a lei, despachos e recomendações das autoridades nacionais, municipais e da freguesia, especialmente as regras de condições de higiene e segurança.
O Presidente da Junta de Freguesia
Luís Miguel de Freitas Marques Carvalho Soares

EDITAL

Sofia Ferreira, Vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, no uso da competência delegada por despacho do Presidente da Câmara Municipal de 19.10.2017,
 
FAZ SABER QUE, por motivo de ordenamento de trânsito, foram efetuadas as seguintes alterações na rede viária do Concelho:
 
(…)
 
2. Colocada sinalização H1a, com adicional modelo 11d, na Rua do Pinheiral, freguesia de Caldelas, por forma a afetar um lugar de estacionamento a veículos em que um dos ocupantes seja uma pessoa com mobilidade condicionada, adjacente ao acesso da escola básica das Taipas;
 
(…)
 
Para constar e conhecimento geral se publica o presente EDITAL, que vai ser afixado nos lugares de estilo.

EDITAL

Sofia Ferreira, Vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, no uso da competência delegada por despacho do Presidente da Câmara Municipal de 19.10.2017,
FAZ SABER QUE, decorrente da empreitada de “Requalificação do Centro Cívico da Vila das Taipas”, da responsabilidade do Departamento de Obras Municipais, será proibido o trânsito na Avenida Trajano Augusto em Caldelas, freguesia de Caldelas, a partir do dia 20 de outubro, por um período previsto de quatro meses.
 
Mais se informa que, neste período será invertido o sentido único de circulação na Rua Dr. Alfredo Fernandes, adotando o sentido único de circulação norte-sul, perdendo prioridade no entroncamento com a Avenida da República/Rua da Lameira (EN310 desclassificada).
 
Mais se informa que os desvios alternativos serão devidamente sinalizados, bem como assegurado o acesso local, designadamente aos moradores.
 
Para constar e conhecimento geral se publica o presente EDITAL, que vai ser afixado nos lugares de estilo.

Foram 7 as famílias de Caldas das Taipas galardoadas com o prémio de Eco-Famílias XXI

As famílias da Freguesia de Caldelas participantes no concurso Eco-Famílias XXI superaram o desafio lançado pela Brigada Verde e a Junta de Freguesia, em conjunto com a ABAE. Neste 2.º ano em que se lançou o desafio, pretendeu-se inspirar as famílias para práticas mais sustentáveis e a revelarem mais preocupações com o ambiente, o território e a comunidade.

Ler Mais

EDITAL

Sofia Ferreira, Vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, no uso da competência delegada por despacho do Presidente da Câmara Municipal de 19.10.2017,
FAZ SABER QUE, no âmbito das obras de requalificação do Centro Cívico das Taipas, e inerente realização das sondagens arqueológicas, da responsabilidade do Departamento de Obras Municipais, será proibido o trânsito no Largo do Frei Cristóvão dos Reis, freguesia de Caldelas, a partir do dia 12 de outubro, por um período previsto de dois meses.

(mais…)

Campanha de vacinação antirrábica e identificação eletrónica para o ano de 2020

Apresenta-se o edital da campanha de vacinação antirrábica e identificação eletrónica para o ano de 2020, assim como um aviso onde são informadas as condições da campanha para o presente ano.
Chama-se a atenção para o seguinte:
– a campanha deste ano só se realiza para canídeos;
– os animais devem ter microchip e deverão estar previamente registados no SIAC para poderem receber a vacina antirrábica (os tutores de animais não registados devem dirigir-se com o animal a um CMAV (Centro de Atendimento Médico Veterinário) a fim de efetuarem o registo no SIAC.

Feira das Velharias e Antiguidades passará a ser organizada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas

A Associação Comercial e Industrial das Taipas deu a conhecer formalmente à Junta de Freguesia a decisão de não continuar com a organização da Feira das Velharias e Antiguidades.
Assim cabe à Junta de Freguesia agradecer publicamente à ACIT o trabalho, empenho e dedicação colocados na promoção e organização da Feira de Antiguidades e Velharias, desde a primeira edição até ao presente ano de 2020. A Junta de Freguesia considera esta iniciativa de particular relevância, porquanto acrescenta valor à freguesia de Caldelas.
Depois de reunião realizada na Junta de Freguesia com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas, o Senhor Presidente da Direcção manifestou a disponibilidade daquela instituição para continuar com a iniciativa, que deverá passar a realizar-se no Recinto da Feira Semanal para garantir o cumprimento das orientações da Direcção Geral de Saúde no âmbito da pandemia por COVID19.
Agradecemos à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários a disponibilidade para assegurar a continuidade desta iniciativa. A próxima feira deverá realizar-se no próximo mês de novembro de 2020, devendo os interessados contactar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas.

Eco-Escolas | Todas as Escolas de Caldas das Taipas renovam o galardão

As Escolas Básicas da Charneca, do Pinheiral, da EB 23 das Taipas, a Escola Secundária de Caldas das Taipas e o Centro Social das Taipas foram merecedoras do galardão de Eco-Escolas pela ABAE, pelo trabalho desenvolvido no ano letivo 2019-20.

Estão todos de parabéns! Os alunos, os professores, as direções, os técnicos de educação e auxiliares, os pais e encarregados de educação e restantes envolvidos, que ajudaram a construir estes galardões, e que diariamente colaboram para Escolas e uma Comunidade mais sustentáveis.

A Junta de Freguesia e a Brigada Verde de Caldelas felicitam todas as Escolas da Vila de Caldas das Taipas por lhes ter sido atribuído o galardão Eco-Escolas. Também se congratula o Agrupamento de Escolas das Taipas, que pela 1ª vez tem todas as escolas galardoadas, e por isso é um Eco-Agrupamento!

Esta boa notícia vem contribuir muito para a recandidatura da Eco-Freguesia da Vila de Caldas das Taipas, considerada a Freguesia mais verde de Portugal, segundo a Associação Bandeira Azul da Europa.

#BrigadaVerdeCaldelas

#EcoFreguesiasxxi

#Ecoescolas

PASSEIO DA FREGUESIA | Passeio à Praia – Póvoa de Varzim (AGOSTO)

Dia 10 de agosto (segunda-feira), começam as inscrições para o Passeio à Praia da Póvoa de Varzim.
 
As inscrições terão que ser efetuadas via telefone (253 576 884), e o pagamento terá que ser realizado até quinta-feira, dia 23 de julho, na secretaria da Junta de Freguesia.
 
Só estarão disponíveis bilhetes diários em virtude das restrições atuais, que impõe a redução da ocupação de lugares no autocarro.
 
Mais informações:
– Nos horários de expediente da secretaria da Junta de Freguesia;
– Telefone: 253 576 884;
– E-mail: geral@caldasdastaipas.com