Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

Alerta Amarelo da reserva estratégica nacional de sangue

Colheita de Sangue e registo de dador de medula óssea nas Caldas das Taipas:

> Dia 22 de março das 09h00 às 12h30
> Dia 23 de março das 15h00 às 19h00


No Pavilhão da Escola Secundária das Caldas das Taipas

Organização: ASSOCIAÇÃO DE DADORES BENEVOLOS DE SANGUE DE GUIMARÃES

Apoios: FEPODABESInstituto Português do Sangue e da Transplantação, IPMunicípio de Guimarães ComunicaçãoJunta de Freguesia de Caldelas – Caldas das TaipasEscola secundária de Caldas das Taipas.

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) admitiu esta terça-feira “uma forte redução no número de dadores”, devido ao surto de Covid-19 no país, tendo decidido avançar para o nível amarelo de alerta.

A reserva estratégica nacional de sangue contempla quatro níveis de alerta no seu plano de contingência: verde, amarelo, laranja e vermelho, sendo este último o mais grave ativado quando as reservas do país não forem além de três dias.

Face à propagação do novo coronavírus, o IPST revelou também ter alterado as estratégias relativas à área de gestão do contacto com dadores e de planeamento das sessões móveis de colheita, que estão agora “interditas por razões de segurança, uma vez que não cumprem as condições de distanciamento e a existência de um espaço para isolamento”, como definido pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

“O plano de contingência prevê a implementação de medidas que, entre outras, têm em vista a mitigação do impacto da redução de dadores de sangue, a mitigação do risco de exposição dos profissionais e dadores ao SARS-CoV-2, e a mitigação do potencial risco de transmissão do vírus por transfusão sanguínea”, explicou o Conselho Diretivo do IPST nas respostas enviadas.