A todos um excelente ano de 2019

Caros Taipenses,

O primeiro de quatro anos que agora termina foi um ano marcado pelo trabalho de preparação dos projetos e compromissos que assumimos com todos.

Ultrapassadas as dificuldades que encontramos e organizada a Junta de Freguesia foi tempo de olhar para o futuro.

As alterações ao projeto da centralidade da vila, o avanço nos projetos de reabilitação do antigo mercado e da construção do parque de lazer da praia seca, publicamente apresentados, permite-nos a todos olhar para o ano de 2019 como o ano das concretizações que todos ansiávamos. A recuperação da margem ribeirinha e a devolução do rio ave aos Taipenses é um extraordinário desafio que abraçamos.

Trabalhamos com a Câmara Municipal de Guimarães na intenção de fazer das nossas rotundas e jardins o recomeço da vila florida que todos recordamos do passado. Para isso conversamos com o Município e acordamos na partilha da responsabilidade, e a transferência de verbas para a gestão dos jardins. Saliento também a criação da brigada verde, homens e mulheres que gostam da Vila das Taipas, e que são essenciais na difícil tarefa de recuperação do brilho da Vila das Taipas.

Apesar das dificuldades não deixamos de avançar. Requalificação ruas, desnivelando e recuperando passeios, reabilitando espaços verdes, resolvendo a drenagem de águas pluviais e cuidando do espaço público em geral (reforço da rede de ecopontos, limpeza geral da freguesia, substituição e reparação da iluminação pública e da sinalização rodoviária) fomos mais longe.

Tudo isto sem descurar a aposta nas pessoas. Investimos na cultura, no apoio social, nas iniciativas de apoio ao comércio tradicional e reforçamos o apoio às nossas associações que desempenham um papel determinante na vida e na dinâmica da nossa terra.

Termino agradecendo a todos quanto dedicam o seu tempo à nossa freguesia e aos que dão força e acreditam que é possível concretizar tudo aquilo que sonhamos.

Desejo a todos um excelente ano de 2019 pleno de sucessos pessoais e concretizações dos nossos sonhos coletivos.

Viva a Vila das Taipas.

Luís Soares
Presidente da Junta de Freguesia de Caldelas