Análises à água do rio Ave na zona do Parque de Lazer da Praia Seca
A Junta de Freguesia da Vila de Caldas das Taipas tem em curso um plano de monitorização da qualidade da água que permitirá criar um histórico de parâmetros biológicos e químicos, condição para, no próximo ano de 2021, candidatar o parque de lazer da Praia Seca a praia fluvial.
O presidente da Junta de Freguesia já está com antecedência de um ano a trabalhar os preparativos da candidatura a praia fluvial com a Câmara Municipal de Guimarães, a Vimágua e o Laboratório da Paisagem.
A par desta iniciativa, a Junta de Freguesia e a Brigada Verde, vão lançar a campanha de sensibilização com pintura, em pontos estratégicos da vila das Taipas, no lancil dos passeios e junto aos sumidouros a frase “O Rio Ave começa aqui.” Quer-se passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao rio Ave”.
Acreditamos com este projeto que vamos encarar o rio Ave como um bem-comum, pretendendo-se aproximar as pessoas ao rio, através da apropriação e do usufruto.
Apela-se a todos os cidadãos uma maior vigilância e cuidado na maneira como protegem o Rio Ave. Se for detetada alguma anormalidade a 1.ª ação a fazer é comunicar rapidamente às autoridades para que se possa agir, recolher provas e culpar o infrator.
A GNR dispõe de uma linha telefónica SOS AMBIENTE E TERRITÓRIO para todos os cidadãos terem a possibilidade de exercer o direito de denunciar situações que possam violar a Legislação Ambiental e Animal, através do número azul 808 200 520 e do sistema de denúncia “SOS Ambiente ON-LINE” (http://goo.gl/1zRBfA), disponíveis 24 horas/dia cujas solicitações são reencaminhadas para as equipas locais da GNR (SEPNA).
A Vimágua dispõe também de uma Linha Ambiente 800 910 410 (Número gratuito) ou contacto de email ambiente@vimagua.pt
A responsabilidade é de Todos e o Rio Ave agradece!