COVID-19 – Medidas Adicionais
Caros Taipenses,
A situação atual de pandemia que vivemos, motivado pelo Covid-19 exige de cada um de nós um comportamento responsável que salvaguarde a saúde individual, mas sobretudo a saúde coletiva da nossa comunidade.
No decorrer da passada semana foram tomadas medidas no âmbito do plano de contingência da Junta de Freguesia de Caldelas, atendendo à emergência de saúde pública de âmbito internacional que vivemos, à classificação do vírus como uma pandemia, no dia 11 de março de 2020, ao estado de alerta declarado no dia 13 de março de 2020 para todo o país, e às orientações do Município de Guimarães.
➡️ Procedemos ao encerramento do Polo da Biblioteca (decretado pelo município); à suspensão da Feira Semanal (decretada pelo município); à suspensão dos Domingos Ativos; à suspensão do ECS – Espaço de Convívio Sénior “Este Lugar não é para Velhos”; à suspensão de todas as reuniões, atendimentos e outros serviços considerados não urgentes, nas suas instalações (incluindo o atendimento aos agricultores às segundas-feiras).
Contudo, considerando o aumento do número de casos confirmados no norte do País, as recomendações da Direção Geral de Saúde e do Município de Guimarães, o Executivo da Freguesia de Caldelas deliberou e informa das novas medidas adicionais para prevenir o contágio.
Assim, e com efeitos a partir do próximo dia 16 de março (2ª feira), inclusive, determino a adoção das seguintes medidas adicionais:
❌ Encerramento do atendimento presencial ao público. Permite-se a entrega de documentação e salvaguarda-se o atendimento da Ação Social de caráter urgente e o apoio a pessoas vulneráveis, principalmente aos mais idosos. Para outros assuntos, deverão recorrer ao contacto telefónico 📞 (253 576 884), ou ao e-mail 📩 (geral@caldasdastaipas.com), ou ainda via formulários automáticos no website 🌐 http://www.caldasdastaipas.com
❌ Encerramento de todos os parques infantis municipais e da freguesia.
❌ Encerramento de todos os equipamentos públicos desportivos e de lazer.
❌ Desativação de todos os bebedouros públicos.
Diariamente será efetuada uma reavaliação da situação, o que permitirá corrigir as medidas de prevenção, seja através da ampliação do âmbito das restrições, da alteração do caráter das medidas já implementadas ou da sua supressão, bem como do alargamento do período de vigência para além do dia 5 de abril.
A Junta de Freguesia estará alerta às necessidades emergentes que venham a ser sentidas pela população, designadamente pelos mais frágeis ou desprotegidos, e disponível para acorrer a tais situações com a máxima celeridade e adotando os cuidados que a situação impõe no sentido de proteger tanto os cidadãos como os agentes públicos envolvidos.
Enquanto Presidente da Junta de Freguesia de Caldelas continuarei atento e disponível para cooperar com o Governo e a Assembleia da República, com o Município de Guimarães e com as autoridades nacionais e locais de saúde para minimizar os efeitos da pandemia.
No entanto o sucesso da batalha que travamos implica que cada um de nós seja capaz de seguir as recomendações das autoridades de saúde e adote comportamentos responsáveis que não coloquem em causa a nossa família, amigos, colegas de trabalho, vizinhos e a nossa comunidade.
A história da nossa Vila e das nossas gentes é feita de momentos de união e de respeito pelo próximo. A Junta de Freguesia conta com todos!
O Presidente da Junta de Freguesia
Luis Soares