Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Medidas Excecionais – Coronavírus COVID-19 (SARS-CoV-2)

JUNTA DE FREGUESIA DA VILA DAS TAIPAS E VOLUNTÁRIOS PRONTOS PARA AJUDAR A ULTRAPASSAR COVID-19 COM MEDIDAS DE APOIO SOCIAL

Programa “Nós Vamos Por Si”, “Fundo de Socorro e Emergência Social” e “Cabazes Alimentares” são as respostas disponibilizadas pela Junta de Freguesia

A Junta de Freguesia de Caldelas disponibiliza aos cidadãos da Vila das Taipas três medidas sociais com o objetivo de apoiar idosos, grupos de risco e pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.

O Programa “Nós vamos por si” assenta num apoio social com base no voluntariado que pretende ajudar a evitar as deslocações dos mais idosos, pessoas pertencentes a grupo de risco ou pessoas com dificuldade de locomoção, evitando deslocações. Os serviços da Junta de Freguesia, em parceria com o Agrupamento de Escuteiros das Taipas e um grupo de voluntários, intermediarão a entrega no domicílio dos bens de primeira necessidade, medicamentos e intermediarão ainda o pagamento de faturas de cidadãos sem retaguarda familiar que não podem sair de casa.

Foi também reforçada a rúbrica do Orçamento da Freguesia para o Fundo de Socorro e Emergência Social e para a atribuição de Cabazes Alimentares. São duas respostas que permitem a atribuição de um apoio pecuniário para famílias, em situação emergente de vulnerabilidade económica, para pagamento de despesas essenciais ou para suprir carência alimentar.

O Presidente da Junta de Freguesia, Luís Soares explica que os meios de que a Junta de Freguesia dispõe são limitados e por isso devem ser utilizados apenas por aqueles que realmente necessitam. No entanto explica que “a situação que vivemos exige uma resposta da Junta de Freguesia e da comunidade. Mobilizamos os recursos financeiros disponíveis para ajudar as pessoas e agradecemos aos voluntários, que contactamos e que ajudarão na entrega dos bens”.

O programa inicia-se na quinta-feira (19 de março). Todos os interessados deverão contactar os serviços da Junta de Freguesia para verificarem se reúnem os requisitos de participação e procurar o apoio que necessitam. Luís Soares deixa, ainda, um apelo para que os que pretendam colaborar neste programa, ou com outras iniciativas enviem um e-mail para geral@caldasdastaipas.com

• Suspensão de todas as reuniões, atendimentos e outros serviços considerados não urgentes, nas suas instalações;
• Encerramento do atendimento presencial ao público;

Nota: Permite-se a entrega de documentação e salvaguarda-se o atendimento da Ação Social de caráter urgente e o apoio a pessoas vulneráveis, principalmente aos mais idosos.

Para outros assuntos, deverão recorrer

  • ao contacto telefónico 📞 (253 576 884)
  • ao e-mail 📩 (geral@caldasdastaipas.com)
  • via formulários automáticos no website 🌐 http://www.caldasdastaipas.com