Apresentação do Livro | “Namoras Comigo?” de Catarina Saavedra
-
Data
3 Março, 2018
-
Hora
17:00 - 18:00
-
Junta de Freguesia de Caldelas - Vila de Caldas das Taipas
Avenida da República
O livro “Namoras Comigo?” da autoria de Catarina Saavedra, natural de Caldas das Taipas, concelho de Guimarães e da ilustradora Sílvia Abreu, natural de Vila Verde, descreve o Amor na sua essência mais pura, um sentimento e enamoramento quase infantil partilhado por todos os que amam. O livro é apresentado no próximo sábado, dia 03 de março, pelas 17h00, nas instalações da Junta de Freguesia de Caldelas.
O Livro “Namoras comigo?”, inserido no programa “Namorar Portugal 2018”, pretende sensibilizar crianças e adultos para uma das mais bonitas tradições minhotas – O Lenço dos Namorados. A história da Maria e do Manel descreve um amor correspondido, vivido no coração do Minho, enraizado pelas tradições, muitas vezes pitorescas, do nosso património imaterial.
Paralelamente à apresentação do livro haverá lugar a uma atividade para as crianças onde os mais pequenos poderão colorir e personalizar “lenços” em papel.
Com origem no século XVIII, “Os Lenços dos Namorados”, assim conhecidos e divulgados, contam através da simplicidade das palavras os desígnios do coração. Geralmente bordados por raparigas simples, em panos de linho ou algodão, com cores alegres e símbolos de cariz amoroso, funcionavam como emissários do Amor.
Depois de costurado e bordado, o lenço era entregue ao seu amado, muitas vezes em segredo, caso o usasse em público, significaria correspondência de sentimento e consequente início de namoro. A Maria e o Manel, nomes comummente utilizados no Minho, são os personagens desta história, escrita através de uma linguagem simples, em quadra, que pretende contar a “miúdos” e “graúdos” esta bonita e inspiradora tradição vivida e reproduzida por vários casais minhotos.
Este é o segundo livro infantil de Catarina Saavedra e Sílvia Abreu, o primeiro foi editado pela editora Centro Atlântico com o titulo “S. Geraldo e o Milagre da Fruta”.