Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

CALDAS DAS TAIPAS ASSINALA CINQUENTENÁRIO DA HOMENAGEM AO ESCRITOR FERREIRA DE CASTRO NAS CALDAS DAS TAIPAS

Município de Guimarães, Junta de Freguesia de Caldelas, CAR – Círculo de Arte e Recreio de Guimarães e BMRB – Biblioteca Municipal Raúl Brandão, assinalam no próximo dia 17 de abril o cinquentenário da homenagem a Ferreira de Castro, data em que foi colocado pelo CAR um busto do escritor que habitualmente veraneava na Vila Termal na década de 60.

Para assinalar a efeméride foi preparado um programa que inclui a edição e lançamento de um livro sobre “Ferreira de Castro e(m) Guimarães”, da coautoria de Álvaro Nunes e Fernando Capela Miguel, com ilustrações de J. Salgado Almeida. Será ainda publicada no jornal local uma separata sobre o escritor e no dia 17 de abril realizar-se-á uma evocação e réplica da homenagem de 17 de abril de 1971. O programa poderá ser ajustado de modo a cumprir a legislação e as normas da DGS à data das iniciativas.

Estas iniciativas integrarão, ainda, o programa comemorativo do Dia Internacional dos Monumentos e dos Sítios, iniciativa criada pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios, aprovado pela Unesco e promovida em Portugal pelo Ministério da Cultura através da Direção Geral do Património Cultural e que se realiza no fim de semana de 17 e 18 de abril.

Ferreira de Castro natural de Oliveira de Azeméis revelou-se um dos mais importantes romancistas portugueses do último século, de que se destaca entre outros a edição da obra “A Selva” (1930) que chegou a ser anunciada pela UNESCO, em 1973, como dos dez romances mais lidos em todo o mundo.

PROGRAMA DO CINQUENTENÁRIO DA HOMENAGEM AO ESCRITOR FERREIRA DE CASTRO NAS CALDAS DAS TAIPAS – DIA 17 DE ABRIL DE 2021

10h30 | Evocação e Réplica da Homenagem de 17 de abril de 1971 no Largo das Termas

11h15 | Edição e Lançamento do Livro “Ferreira de Castro e(m) Guimarães” da coautoria de Álvaro Nunes e Fernando Capela Miguel, com ilustrações de J. Salgado Almeida

11h30 | À conversa sobre “Ferreira de Castro e(m) Guimarães” e nas Caldas das Taipas