Jornal Reflexo

Nome da Associação/Instituição: jornal Reflexo

Local de funcionamento: Avenida da República, nº 21 – 2º Esquerdo – Apartado 4087

Modalidades: Edição de jornais, revistas e outras edições periódicas ou pontuais, prestação de serviços de conceção e produção para publicidade, multimédia, web e eventos artísticos e culturais, serviços de relações públicas e comunicação e serviços de apoio prestados às empresas

O Jornal “Reflexo” é uma publicação periódica registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social sob o n.º 122112, classificada pela mesma entidade como “publicação periódica de informação geral e expansão regional”. É propriedade da RFX, Lda, empresa jornalística registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o n.º 223926, com sede na freguesia de Caldelas, vila de Caldas das Taipas, do concelho de Guimarães.

O projeto editorial ‘Reflexo’ surgiu no final no ano de 1993, estando pois a completar os seus 25 anos de existência e de publicação ininterrupta. Surgiu como órgão de comunicação de âmbito local, fruto da convergência de interesses de um conjunto de jovens, que procuraram colmatar a lacuna até então existente – criar um meio de comunicação social que desse cobertura à população de Caldas das Taipas, aos seus movimentos associativos, bem como às atividades desenvolvidas pelas populações das freguesias vizinhas, a norte do concelho de Guimarães. Assumia-se então Caldas das Taipas como vila polarizadora, representando o segundo maior polo urbano do concelho, seguido da cidade de Guimarães.

O jornal, inicialmente com uma periodicidade bimestral, e propriedade da “Associação Reflexo – Caldas das Taipas”, passou a mensal, logo em 1999, na altura da passagem do seu 5º aniversário. Com uma crescente carteira de assinantes, onde se inclui uma percentagem significativa de emigrantes, a importância do jornal Reflexo estendeu-se a toda a região norte do concelho de Guimarães.

De uma aventura altruísta, o projeto editorial original foi evoluindo, procurando adaptar-se aos novos meios de comunicar, procurando sempre inovar fazendo uso das novas tecnologias. Acompanhou assim, a passagem dos órgãos de comunicação social para a era digital, com os emergentes recursos que passaram a estar disponíveis.

Em junho de 2004 é lançado um novo canal de comunicação – o reflexodigital.com, com atualizações de informação diárias.

A exposição do reflexodigital.com ganhou uma expressão que vai muito além do âmbito local que, 25 anos antes, deu origem ao jornal Reflexo. Este projeto, hoje perfeitamente consolidado, tornou-se numa referência na área da comunicação social no concelho de Guimarães. A orgânica de suporte teve necessidade de se adaptar aos novos desafios que se vislumbravam no futuro e em 2014 foi fundada a RFX, Lda., que hoje detém os títulos Reflexo e reflexodigital.com, tendo sido acrescentado já em 2015 uma edição semanal em suporte digital e distribuída por milhares de endereços de email.

Informação de Contacto