Campanha de incentivo ao consumo água da rede pública nas escolas

Esta ação, impulsionada pela Junta de Freguesia de Caldelas e Brigada Verde, permitiu a cedência à Escola Básica das Taipas (Agrupamento de Escolas das Taipas) e à Escola secundária de Caldas das Taipas de conjuntos de garrafas em vidro, copos reutilizáveis e molduras de publicitação da disponibilidade de água da rede pública.

A água da rede pública, fornecida no concelho de Guimarães pela Vimágua, tem o selo de qualidade exemplar de água para consumo humano. O projeto CARE, da VITRUS AMBIENTE, EM, SA, pretende que se diminua a quantidade de plásticos descartáveis produzidos, através da reutilização de copos.

No dia 15 de outubro, a Junta de Freguesia e a Brigada Verde, em parceria com estas duas empresas municipais, entregaram 3 jarros de vidro, 25 copos reutilizáveis e 3 molduras de publicitação, a cada uma destas Escolas da Vila. Os jarros e os copos estarão disponíveis no bar dos alunos e nas reuniões do Conselho Geral e do Conselho Pedagógico.

Nas cerimónias de entrega estiveram presentes muitos alunos, os diretores das Escolas Mário Rodrigues e Agostinho Guedes, o presidente da Junta de Freguesia de Caldelas Luís Soares, o Presidente do Conselho de Administração da Vimágua Armindo Costa e Silva, o Administrador Executivo da Vitrus Daniel Pinto e o representante da Brigada Verde de Caldelas José Fonseca. Também a vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Guimarães Sofia Ferreira participou na sessão de entrega, salientando a importância desta iniciativa junto da comunidade escolar.

Todos foram unânimes na necessidade de enraizar o consumo de água da rede pública, na importância deste comportamento individual para a defesa do meio ambiente e na urgência em se diminuir drasticamente o uso de plásticos descartáveis.