Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Gabinete de Ação Social

A Junta de Freguesia de Caldelas, através do Gabinete de Ação Social, promove o atendimento presencial fixo para as questões da área social.

A assistente social está à disposição dos cidadãos às quartas-feiras das 14h00 às 17h00 na Junta de Freguesia para atendimento social (Fundo de Socorro Social, atribuição de cabazes de primeira necessidade, preenchimento dos requerimentos de apoio da Segurança Social e da Câmara Municipal de Guimarães | RSI, Subsídio de Desemprego, Apoio à Renda, Apoio a Medicamentos, Apoio à aquisição de eletrodomésticos).

Para além do atendimento presencial, o nosso gabinete social mantém as visitas e o contacto telefónico com utentes do ECS – Espaço de Convívio Sénior “Este lugar não é para velhos” e também o acompanhamento de pessoas em vulnerabilidade económica que já estão a ser apoiadas pelas medidas sociais da Junta de Freguesia.

A Junta de Freguesia desenvolve, ao longo do ano, desde 2018, um conjunto de programas de apoio social como o programa de vacinação +65, o banco de bens de primeira necessidade (recolha de bens e entrega de cabazes alimentares), o fundo de emergência social, que foram reforçados excecionalmente com a pandemia por COVID-19 estando, ainda, em funcionamento o programa “nós vamos por si”

O gabinete continua a promover ainda o encaminhamento e preenchimento de formulários para apoio social do Município de Guimarães e da Segurança Social, mantendo uma articulação próxima com o Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social do Centro Social das Taipas, a Comissão Social Interfreguesias Solidave, a Divisão de Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães, o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família do Agrupamento de Escolas das Taipas e da Escola Secundária das Caldas das Taipas, a Unidade de Cuidados na Comunidade Sol Invictus, Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave – SNS do Alto Ave (Unidade de Saúde Familiar Duovida e Ara Trajano) e a Taipas Termal.

Se necessita de ajuda contacte o Gabinete de Ação Social da Junta de Freguesia.

Dra. Diana Gonçalves

Email: dianagoncalves@caldasdastaipas.com

Telefone: 253 576 884

Trata-se de um apoio de caráter pontual, que se pretende não reembolsável, para o qual a Junta de Freguesia de Caldelas tem uma rubrica orçamental própria.  A atribuição de um apoio pecuniário, em situações emergentes de vulnerabilidade económica é uma medida que permite dar uma resposta célere às dificuldades imediatas dos cidadãos, designadamente em despesas básicas de água, eletricidade, gás ou medicação.

Prevê o pagamento integral da vacina para todos os idosos que, cumulativamente, tenham os 65 anos, sejam residentes na freguesia, apresentem insuficiência económica e estejam referenciados pelos centros de saúde.

O Programa de Termalismo sénior tem como objetivo alargar os tratamentos termais a um maior número de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos. O programa é efetuado durante os meses de novembro e março.

Apoio social com base no voluntariado que pretende ajudar a evitar as deslocações dos mais idosos, pessoas pertencentes a grupo de risco ou pessoas com dificuldade de locomoção, evitando deslocações. Os serviços da Junta de Freguesia, em parceria com o Agrupamento de Escuteiros das Taipas e um grupo de voluntários, fazem a entrega no domicílio dos bens de primeira necessidade e dos medicamentos fazendo também o pagamento de faturas de cidadãos sem retaguarda familiar que não podem sair de casa.

Desde 23 de janeiro de 2018 que a Junta de Freguesia através do pelouro da Ação Social dispõe de um Banco de Bens Alimentares e de Produtos de Higiene que apoiou e tem apoiado mais de 100 famílias.

Esta resposta social foi criada apesar da “evolução positiva ao nível do emprego e da economia”, uma vez que “continuavam a persistir situações de pobreza e de exclusão social”.

Tem como objetivo complementar as respostas existentes e ajudar a assegurar níveis mínimos de subsistência à população mais desprotegida social e economicamente, podendo designar-se como uma rede de apoio social a nível local.

Ponto de Recolha Permanente: Junta de Freguesia de Caldelas – Vila de Caldas das Taipas

Lista de Bens:

– Leite
– Arroz
– Massa
– Óleo
– Azeite
– Farinha
– Açúcar
– Enlatados (Feijão, Grão, Atum, Salsichas, etc.)
– Bolachas
– Cereais
– Artigos de higiene pessoal (Shampoo, Gel de Banho, Sabonete, Pasta Dentífrica, Escova dos Dentes, Gel de Barbear, etc)
– Artigos de limpeza (Líquido da Loiça, Detergente de Roupa, Lava-tudo, Lixívia, etc)

Na reunião de 19 de maio de 2020, a proposta de completar os cabazes mensais com produtos frescos e equilibrados foi aprovada por unanimidade no executivo taipense. O objetivo da Junta de Freguesia é o de completar os cabazes de primeira necessidade com alimentos equilibrados: “Uma das nossas voluntárias é nutricionista e definiu vários tipos de cabazes que variam consoante o número de membros do agregado familiar e também a idade. A ideia é que os cabazes de primeira necessidade possam ter, para além da massa, do arroz, do feijão, do leite, das bolachas e das conservas, também produtos frescos como legumes, fruta, carne e peixe.”

Por este motivo a Junta de Freguesia completa os cabazes mensais com produtos frescos e equilibrados que serão adquiridos no comércio tradicional da Vila das Taipas “Continuaremos a ajudar quem precisa e ajudamos a estimular o nosso comércio local.”

É um serviço que assegura o atendimento e o acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como de emergência social.

 

– Principais objetivos:

  1. a) Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação;
  2. b) Apoiar em situações de vulnerabilidade social;
  3. c) Prevenir situações de pobreza e de exclusão sociais;
  4. d) Contribuir para a aquisição e ou fortalecimento das competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e fortalecendo as redes de suporte familiar e social;
  5. e) Assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social;
  6. f) Mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional.

 

O SAAS auxilia ainda no preenchimento de formulários e encaminhamento para o Gab. de Ação social da CMG e Segurança Social.

Preenchimento de formulários para posterior entrega na Segurança Social assim como na Divisão de Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães que comtempla:

– Comparticipação nas despesas para necessidades básicas, designadamente água, eletricidade e gás, bem como eletrodomésticos.

– Comparticipação nas despesas com medicação ao abrigo do Programa ABEM (apoio ao abrigo do protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Guimarães e a Associação Dignitude).

– Artigos de limpeza (Líquido da Loiça, Detergente de Roupa, Lava-tudo, Lixívia, etc)