Programa Excentricidade – Outros Palcos Mais Cultura

O projeto “Excentricidade – Outros Palcos, Mais Cultura” da Câmara Municipal de Guimarães tem como objetivo a criação de novas centralidades de consumo/criação artística e cultural. Guimarães soube, ao longo do tempo, adicionar novas camadas na vida dos seus habitantes e visitantes, somando aos seus históricos atributos uma forte aposta no desenvolvimento do ser humano através da cultura. Guimarães ganha essa aposta através de uma programação cultural forte, de cariz marcadamente contemporâneo, que se vê hoje reconhecida nacional e internacionalmente.

A aposta na criatividade, no conhecimento e na cultura como fatores distintivos de Guimarães traduzir-se-á, inevitavelmente, em:
• Construção de uma cidadania responsável e participativa
• Preservação da memória histórica e patrimonial (acrescente-se as novas formas de olhar o património)
• Criação, criatividade e conhecimento

Um projeto cultural nunca se conclui. É sempre um “trabalho em curso” – justificado pela natureza da imaterialidade que encerra – que caminha em direção à diversidade de atores, à sua ampliação, constituindo-se como alavanca de mudanças intensas na vida social. Os espaços de programação são laboratórios de diversidade cultural que se relacionam com o espaço urbano, que fomentam parcerias entre agentes públicos e privados e estabelecem pontes com a comunidade.

“ExcentriCidade – Outros Palcos, Mais Cultura” é um passo importante para essa diversidade e ampliação, atuando especificamente no território concelhio, em novos palcos, e levando a mesma filosofia encetada nos espaços culturais da cidade: acrescentar novas camadas de significado cultural ao sedimentado, criar novas oportunidades para públicos e criadores, gerar mais patamares no desenvolvimento do cidadão enquanto ser cultural e contribuir para o fortalecimento das relações humanas, da cidadania responsável, do esclarecimento e da partilha.