Programa de Vacinação +65

A Junta de Freguesia de Caldelas, em parceria com o ACES Alto Ave, promove um Programa de Vacinação que tem como objetivo alargar a vacinação da pneumonia a um maior número de pessoas acima dos 65 anos, em situação de carência económica. A Junta assegura o pagamento total da vacina, no valor que cabe ao utente, de acordo com o regime de comparticipação aplicado pelo Serviço Nacional de Saúde.

Acima dos 65 anos, as pessoas tendem a apresentar uma saúde mais frágil, que diminui a sua imunidade, tornando-as mais suscetíveis a contrair infeções, apresentando um risco acrescido de contrair pneumonia.

Podem beneficiar as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, residentes na freguesia de Caldelas, reformadas, pensionistas e com condição de insuficiência económica.

Na USF de referência, o beneficiário deve:
a) Em consulta com o médico assistente, obter a prescrição da Vacina da pneumonia;
b) Em atendimento no serviço de ação social, após avaliação socio-económica, obter comprovativo da condição de insuficiência financeira;

Na Junta de Freguesia de Caldelas, o beneficiário deve:
a) Apresentar a receita médica da vacina;
b) Apresentar declaração comprovativa de insuficiência económica passada pelo serviço de ação social da USF de referência;
c) Assinar o formulário de inscrição no Programa de Vacinação Antipneumocócica +65.

A vacina da pneumonia é adquirida na farmácia indicada pela Junta de Freguesia de Caldelas, mediante a apresentação da receita médica e da cópia do formulário de inscrição validado pela Junta de Freguesia que assumirá o pagamento do valor total da vacina, de acordo com a comparticipação aplicada, sendo que, para o beneficiário, a vacina será totalmente gratuita.

Os beneficiários devem fazer a vacina na USF de referência.

Mais Informações:

  • Junta de Freguesia de Caldelas
  • USF’s Unidades de Saúde Familiar