Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

JUNTA DE FREGUESIA PARTICIPA NA REUNIÃO DA COMISSÃO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVIL DO MUNICÍPIO DE GUIMARÃES

Foram duas as instituições da Vila das Taipas a representar a freguesia na reunião convocada por Domingos Bragança. Presidente da Junta de Freguesia e Comandante dos Bombeiros reconhecem e agradecem o empenho do Município e dos serviços de proteção civil no combate à Pandemia por COVID19.

No dia de ontem o Presidente da Junta de Freguesia da Vila das Taipas, Luís Soares, participou na reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil do Município de Guimarães convocada por Domingos Bragança. Em análise esteve o plano de desconfinamento municipal que deverá ser apresentado nos próximos dias.

Bombeiros Voluntários, através do seu comandante Rafael Silva, e Junta de Freguesia, pela voz do seu Presidente representaram a Vila das Taipas agradecendo o empenho do Município e a colaboração dos serviços de proteção civil na proteção dos cidadãos das Taipas.

Luís Soares agradeceu à Câmara Municipal o trabalho visível e invisível do Município nas mais diversas áreas: na desinfeção, no apoio social, nas escolas. Apoiou a estratégia de desconfinamento gradual e a necessidade de se avaliar a possibilidade de reabertura dos cemitérios, dos parques de lazer de forma condicionada, do mercado de frutas e legumes e dos serviços da Junta de Freguesia em articulação com a Câmara Municipal de Guimarães.

O Presidente da Junta de Freguesia questionou, ainda, o Capitão do Destacamento Territorial da GNR sobre as orientações relativas às Lojas do Centro Comercial Passerelle e Galeria Comercial do Intermarché e voltou a reunir sobre este assunto, já na manhã desta terça-feira, com o Comandante do Posto da GNR das Taipas. De acordo com a análise da Resolução do Conselho de Ministros do passado dia 30 de abril a Junta de Freguesia informa que nem todas as lojas daquele espaço comercial poderão estar abertas. De acordo com a Resolução podem estar abertas as lojas comerciais com menos de 200m2, independentemente de terem, ou não terem porta para a rua, desde que constem do anexo II do referido Diploma que se anexa.

O Presidente da Junta de Freguesia esclareceu que a Junta de Freguesia está disponível através do contacto telefónico ou email para retirar dúvidas sobre a aplicação da referida Resolução que concretiza o Estado de Calamidade, apelando a todos os cidadãos para que continuem a cumprir as regras de confinamento, designadamente o dever geral de recolhimento: “Estamos ainda numa situação difícil e apesar do desconfinamento há uma responsabilidade individual e coletiva de todos os cidadãos de cumprirmos as regras, protegermo-nos e protegermos o próximo”, disse Luís Soares.

Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-A/2020
Declara a situação de calamidade, no âmbito da pandemia da doença COVID-19
https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/132883344/details/maximized