Junta de Freguesia assinou protocolos com Taipas Turitermas e ACES Alto Ave
“Quando a Junta de Freguesia investe 1500 euros na promoção da saúde pode significar a diferença entre viver e morrer”. Foi desta forma que o Presidente da Junta de Freguesia Luís Soares defendeu o Programa de Vacinação +65 e o Programa de Termalismo Sénior, agradecendo naturalmente às entidades parceiras, ACES e Taipas Turitermas, que assinaram esta terça-feira os protocolos.
Estes protocolos têm como objetivo “proporcionar aos séniores aquilo que nós entendemos que são medidas que têm como objetivo combater as desigualdades e promover a saúde junto da população mais idosa”.
“O nosso contributo também financeiramente é humilde, mas no contexto da análise que fizemos para o orçamento de 2018, entendemos que estas duas medidas, particularmente no Programa de Vacinação +65, onde há um custo inerente, têm um sinal para a nossa comunidade de que estamos preocupados, não só com os séniores, mas com aquilo que pode transformar a vida dos nossos cidadãos. Quando a Junta de Freguesia investe 1500 euros na promoção da saúde pode significar a diferença entre viver e morrer. Portanto todo o esforço, todo o orçamento, que possamos disponibilizar, no sentido de promover a saúde e no limite para aumentar a qualidade e esperança de vida dos nosso idosos, é dinheiro bem empregue”, afirmou o Presidente da Junta de Freguesia.
Patrícia Correia, vogal da Junta de Freguesia com o pelouro da Saúde e Ação Social, informou os presentes dos dados estatísticos, salientando o aumento significativo da população residente na freguesia acima dos 65 anos, existindo cerca de 630 pessoas desta faixa etária. “A população sénior é um dos grupos mais frágeis, apresentando na sua maioria problemas de saúde e recursos financeiros insuficientes para fazer face a todas as despesas básicas, tendo definido a Junta de Freguesia, como seu objetivo, a definição de políticas sociais e de saúde, promovendo o envelhecimento saudável”.
Para Ricardo Costa, presidente da Cooperativa Taipas Turitermas “Esta iniciativa muito honra a Taipas Turitermas e muito contribuirá para o envelhecimento ativo da população taipense. A Taipas Turitermas tem um balneário termal totalmente recuperado, capaz de receber com qualidade todos os que nos visitam. Este é o primeiro passo, pois a cooperativa pretenderá alargar este protocolo a outras instituições e outras freguesias tendo como objetivo promover o termalismo e ir ao encontro daqueles que mais precisam”.
José Novais Carvalho, Presidente do Conselho Clínico e de Saúde, ACES Guimarães/Vizela / Terras de Basto salientou que “hoje cada vez mais temos de pensar que uma pessoa só não faz nada, temos de ser todos, cada um com a sua força. Esta é uma parceria que damos também importância, e vem a calhar, o que vai ajudar a que muitos idosos que poderiam não ser vacinados o sejam. Trata-se de uma vacina que é cara e esta parceria tem um significado para além do fornecimento das vacinas, significa que a comunidade das Taipas está atenta e preocupada com os idosos”.
No caso do Programa de Vacinação +65, um dos critérios para a comparticipação é a insuficiência económica. E segundo Luís Soares “nos quisemos fazer diferente, pois a determinação da insuficiencia económica é feita por quem tem de a fazer. Não são os serviços administrativos da Junta, não é o executivo da Junta, são os serviços sociais dos Centros de Saúde, que determinam de acordo com os critérios definidos se as pessoas estão em condições de usufruir desta medida”.
No caso do Termalismo Sénior, não haverá qualquer custo para a freguesia, sendo o desconto aplicado pela Taipas Termal a todos os residentes na Vila das Taipas com mais de 65 anos.