200 Anos da Indústria Termal nas Taipas
Atividades desenvolvidas no decurso das comemorações (1818-2018)
Durante este ano de 2018, comemorou-se nesta vila termal, o bicentenário da indústria termal nas Caldas das Taipas (1818-2018), com uma série de iniciativas, que se iniciaram no dia 18 de abril e que se prolongaram até final do ano, promovidas pela Junta de Freguesia de Caldelas e pela Taipas-Termal. Citamos a título de exemplo, as que já se realizaram e nas quais participámos: a iniciativa “2 Séculos de Património Termal nas Taipas (1818-2018)”, enquadrada na comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2018; a tertúlia “Os 200 anos da indústria termal nas Caldas das Taipas (1818-2018); a peça teatral “Aquistas”, da Companhia de Teatro ATRAMA; a tertúlia sobre o romancista Camilo Castelo Branco; visita denominada “200 anos da Indústria Termal nas Taipas”; visita guiada denominada “Bicentenário Industria Termal”; a iniciativa “Memorias das Caldas das Taipas- Postais ilustrados finais século XIX-XX” e uma visita guiada noturna aos “Banhos Velhos” nesse âmbito.
Todas estas iniciativas realizadas neste ano, tiveram o seu prólogo em 2017. A convite do programador cultural dos “Banhos Velhos” e da Taipas-Termal, apresentámos a palestra “Os Banhos Velhos no desenvolvimento da indústria hoteleira e termal dos séculos XIX e XX” e uma tertúlia sobre Ferreira de Castro.
Em suma, todas estas iniciativas da responsabilidade da Junta de Freguesia de Caldelas, da Taipas Termal e da Muralha-Associação de Guimarães para a Defesa do Património, serviram para divulgar ao público local, nacional e europeu, a importância da indústria termal e do nosso riquíssimo património, neste ano em que comemorámos os 200 anos do renascimento do termalismo nesta vila.
Todas estas iniciativas terão o seu culminar com a edição por parte da Taipas-Termal de uma monografia sobre a Historia do Termalismo nas Caldas das Taipas (1818-2018).