Remoção de espécies invasoras na Ribeira da Canhota

A Brigada Verde, com o apoio da Junta de Freguesia de Caldelas, promove na manhã deste sábado, a partir das 09h00, uma ação de remoção de espécies invasoras na Ribeira da Canhota.

Nas margens da ribeira da canhota, desde os Banhos Velhos até ao Parque de Campismo foram identificadas espécies invasoras. Agora está na hora de todos nos envolvermos de forma ativa.

A Tintureira daqui a pouco tempo liberta as sementes. A erva da fortuna, apenas com um nó, pode facilmente originar novas plantas. O espanta-lobos produz muitas sementes aladas e as plantas mais jovens também se podem arrancar manualmente. A erradicação do lagostim-vermelho é muito difícil, os danos ecológicos manifestam-se com a sua voracidade, reproduz-se depressa e em grande número, fazendo diminuir a oxigenação da água.

Para esta atividade é necessário que traga um chapéu e água numa garrafa reutilizável. Se tiver disponível, pode trazer uma tesoura de poda. As luvas e o restante material de corte serão disponibilizados.

Trata-se de uma iniciativa de grande importância para a proteção do ambiente pela rápida invasão que estas espécies fazem do território, com efeitos na redução da biodiversidade. Participe.