Poluição | Obstrução intencional de coletores ameaça despoluição do Rio Ave
Na passada quinta-feira, ao início da manhã, a Junta de Freguesia foi alertada por um cidadão, para uma situação de poluição da Ribeira da Agrela, decorrente da sobrecarga de uma caixa da rede de saneamento. A Junta de Freguesia contactou de imediato a Empresa Águas do Norte, Vimágua, Câmara Municipal de Guimarães e GNR.
A Tratave procedeu à mobilização de meios necessários com o objetivo de repor o normal funcionamento da infraestrutura, no menor tempo possível e desencadeou uma ação de limpeza da referida caixa, com o objetivo de normalizar a situação, que segundo os indícios recolhidos resultou de uma atividade suspeita de inserção de peças de vestuário na caixa, uma técnica utilizada para fertilizar os campos.
A Tratave procedeu ainda à realização de trabalhos complementares de manutenção preventiva no troço em causa, de modo a otimizar o funcionamento desta infraestrutura.
Conforme informação contida no relatório da intervenção, e tendo em conta os registos dos caudais que comprovam que o derrame teve proporções muito reduzidas, o derrame de águas residuais ocorreu numa caixa devido à obstrução de uma outra caixa (400m de distância) do coletor por detritos, com a presença de objetos tais como peças de vestuário, matérias plásticas e outros similares. Para além da presença inesperada e desadequada à natureza desta infraestrutura, esta situação ocorreu pelas 08h00 da manhã, o que indicia uma eventual atividade suspeita de inserção do material descrito anteriormente na referida caixa, numa técnica utilizada para fertilizar os campos.
Apesar da situação ter sido resolvida a Junta de Freguesia alerta à comunidade para que, como aconteceu, continue a denunciar pelos meios adequados, as atividades suspeitas junto daquelas e de outras infraestruturas. A Junta de Freguesia continuará, no quadro daquilo que lhe é possível, e das suas competências, a lutar pela despoluição do Rio Ave e dos seus afluentes.