Luís Soares

Presidente da Junta de Freguesia

Presidente da Junta de Freguesia

Urbanismo, Ambiente, Mobilidade, Educação e Desporto

Horário para agendamento de audiências e reuniões:
– Terça-feira 09h30 – 11h30

 

Caros concidadãos,

É com orgulho e elevado sentido de responsabilidade que assumo Presidência da Junta de Freguesia da Vila das Taipas. Recuperar o brilho e o estatuto da nossa Vila é o objetivo que definimos. É um desafio possível com ajuda de todos os taipenses que agora represento.

Ser, viver e sentir a nossa terra é algo especial. Difícil de explicar por palavras. Por isso esta mensagem também é dedicada a todos os que ainda não conhecem a Vila das Taipas e as nossas gentes.

É bom viver na Vila das Taipas. Somos uma grande Vila com história e tradições ligadas à indústria termal e hoteleira. Uma Vila com os olhos postos no futuro. Uma Vila amiga das crianças e das jovens famílias. Aqui encontramos berçários, creches, escolas e um polo universitário.  Uma Vila segura pelos nossos Bombeiros, pelos nossos militares da GNR, pelos nossos médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde Familiar. Na nossa vila produz-se a cutelaria que “veste” as melhores mesas do mundo. Somos uma Vila de serviços pujantes: comércios, correios, bancos e farmácias.  Somos uma comunidade enriquecida pelas diversas instituições: a banda musical, associações desportivas, recreativas, culturais.  Organizações do setor social e cooperativo que desempenham uma tarefa determinante no combate à exclusão social e no apoio às famílias e aos idosos.

Mas é sobretudo na área ambiental e turística que nos distinguimos. A Vila das Taipas é uma Vila Jardim. As nossas áreas verdes, o nosso rio, ribeiras e as nossas margens ribeirinhas, a água termal com que a natureza nos brindou são os nossos principais recursos. O processo de recuperação do património turístico da Vila está em curso: o primitivo balneário termal, cuja recuperação trouxe à luz do dia os vestígios romanos é hoje um espaço museológico e de cultura. O atual balneário termal que está entre os três melhores balneários do país, o frondoso parque de lazer e o parque de campismo é hoje uma estrutura preparada para receber os turistas.

Somos uma Vila de gentes simples, corajosas, trabalhadoras, tolerantes e que sabem acolher. Uma comunidade emigrante que nunca deixou verdadeiramente a nossa terra, porque a sente, porque a visita com frequência e que retorna logo que possível. Temos uma comunidade imigrante que aqui decidiu fazer vida e na nossa terra se sente bem.

Temos tudo para ser felizes. Sentir orgulho na nossa Vila e fazer dela o que sempre sonhamos. Há, contudo, um caminho a percorrer. Queremos fazê-lo com todos. Em proximidade. De mão dada com os que são, sentem e vivem a Vila das Taipas. O caminho começa agora!

Vamos ao trabalho.

Luís Soares