UMA VILA DE CULTURA
-
SinopseA redescoberta de nascentes termais nas Caldas das Taipas dar-se-ia, em 1753, pela mão de Frei Cristóvão dos Reis. Contudo, a perceção que o seu uso recuava à e época romana só viria a ganhar corpo em 1843, com a busca pelas nascentes termais, no então chamado Campo do Tapadinho. Estes trabalhos de escavação colocaram a descoberto estruturas termais, que chegariam ao nosso conhecimento fruto dos levantamentos e descrições feitas por Pereira Caldas, em 1844, e por Cezário Augusto Pinto, em 1875. As ruínas ficariam enterradas, na sequência da construção dos Banhos Velhos.Em 2010, realizaram-se os primeiros trabalhos arqueológicos no local, permitindo confirmar que os vestígios das termas ainda estavam parcialmente preservados no subsolo. Um novo conjunto de trabalhos arqueológicos têm estado em execução, com finalidades preventivas, e no âmbito da Requalificação do Centro Cívico das Taipas. Presentemente importa fazer e dar a conhecer um ponto de situação sobre o conhecimento arqueológico hoje detido sobre as Termas Romanas das Caldas das Taipas. Assim e pela mão de dois dos responsáveis pelas diferentes intervenções somos levados a conhecer um pouco mais sobre estes vestígios arqueológicos.Dr. Ricardo Erasun: “A intervenção arqueológica nos Banhos Velhos (2010)”Dr.ª Sílvia Mendes: “As termas romanas no contexto da Requalificação do Centro Cívico das Taipas”
-
Concerto Vozes em Liberdade | Comemorações do 25 de abril
-
Visita guiada | Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - Património e Clima
-
DIVULGAÇÃO | Concerto - Quarteto de Cordas de Guimarães
-
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CONCURSO MONTRAS “NESTE NATAL, DÊ VIDA AO COMÉRCIO LOCAL”
UMA VILA QUE PROTEGE O AMBIENTE
-
INFORMAÇÃO | Comunicação Queimas e Queimadas - Interdição de 06 a 10 de maio
Tendo em conta que as condições climáticas atuais e futuras serão favoráveis à ocorrência de incêndios rurais que, associados aos comportamentos de risco e ou negligentes, bem como ao vento local, potenciam as condições que a vegetação tem para arder, associado ao Comunicado Técnico-Operacional Distrital do Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga da ANEPC, sobre o assunto: Incremento do Perigo Meteorológico de Incêndio Rural, a realização de Queimas e Queimadas encontrar-se-á interdita entre 06 a 10 de maio.Salientando-se que as comunicações efetuadas previamente para realização de queimas e queimadas no período referido, são consideradas não autorizadas pelo Município. -
Workshop sobre o ciclo de vida do bicho-da-seda
-
INFORMAÇÃO | Comunicação Queimas e Queimadas - Interdição de 05 a 07 de abril
-
Campanha de sensibilização ambiental da Resinorte
-
Dia Mundial da Água em Caldas das Taipas | 22 de março de 2022
UMA VILA SOCIAL, PARA TODOS
-
Divulgação | Colheita de Sangue e Registo de Dador de Medula Óssea
Sábado, dia 16 de abril, das 09h00 às 12h30Segunda-feira, dia 18 de abril, das 15h00 às 19h00Local: Escola Secundária das Caldas das Taipas -
EVENTO SOLIDÁRIO "JUNTOS PELA UCRÂNIA" | Aula de Yoga
-
Divulgação | Colheita de Sangue e Registo de Dador de Medula Óssea
-
PASSEIO A TORRE DE MONCORVO | 09 DE ABRIL DE 2022
-
Sessão Pública de Apresentação do Projeto "Mudar para Avançar"
UMA VILA EM MUDANÇA
-
Nota de Imprensa - Caldas das Taipas apresentou primeiro Gabinete de Arboricultura do país
Caldas das Taipas apresentou primeiro Gabinete de Arboricultura do país
Projeto pioneiro pretende cuidar das árvores envolvendo e sensibilizando a comunidade
A Freguesia de Caldas das Taipas apresentou o primeiro Gabinete de Arboricultura do país. A sessão de apresentação contou com a participação da Vereadora do Município de Guimarães Sofia Ferreira, que no executivo municipal tem a responsabilidade do Ambiente - Espaços Verdes. Também o vereador Nelson Felgueiras assistiu à sessão.
Um projeto pioneiro que tem como objetivos cuidar, valorizar e incrementar o património arbóreo da vila de Caldas das Taipas, intervir com sustentação técnica permanente, reduzir os conflitos de coabitação e divulgar as boas práticas e serviços ecológicos e climáticos do arvoredo urbano.
Liderado pelo Secretário da Junta de Freguesia de Caldelas e da Brigada Verde José Fonseca este projeto é apadrinhado pelo Engenheiro Jorge Fernandes do Município de Guimarães e conta com a colaboração técnica do arboricultor Viriato Oliveira.
O Gabinete de Arboricultura fará atendimento presencial para responder a questões dos cidadãos e para sensibilizar e envolver a comunidade para os benefícios das árvores. Para além desta componente o Gabinete intervirá em árvores para correção de defeitos estruturais ou de podas anteriores, de levantamento gradual de copa e de afastamento do espaço aéreo privado, bem como para limpeza, arejamento e remoção de ramos malformados, doentes ou mortos.
Iniciar-se-á, ainda, à identificação geolocalizada do património arbóreo da vila, com vista à avaliação fitossanitária e priorização das necessidades de intervenção, dos ciclos de manutenção e à construção faseada do plano de reposição e substituição do património arbóreo da vila.
Os trabalhos do Gabinete de Arboricultura serão realizados por técnicos especializados, apoiados pelos serviços da Junta de Freguesia e pelos voluntários da Brigada Verde que receberão formação em podas de árvores ornamentais e em segurança no trabalho. Com este Gabinete a Junta de Freguesia pretende proteger, reabilitar e renovar gradualmente o património arbóreo da Vila das Taipas, património ambiental valioso e que muito caracteriza a Vila de Caldas das Taipas.
#caldasdastaipas
#umavilaemmudança
-
EDITAL
-
EDITAL
-
Uma autêntica revolução para tornar Caldas das Taipas numa Vila referência do país
-
Concurso Público 01/2021 - Concessão do Direito de Exploração dos Espaços Comerciais no Antigo Mercado das Caldas das Taipas e do Bar Esplanada no Parque de Lazer da Praia Seca, na Freguesia de Caldelas – Caldas das Taipas