BRIGADA VERDE | Primavera no Parque de Lazer das Taipas

Sábado, dia 30 de março, às 10h00 a Brigada Verde de Caldelas promove ações de intervenção Ambiental.

Ao nível da flora, esta iniciativa estará direcionada para a plantação de árvores que necessitam ser repostas e na remoção de vegetação invasora junto à margem do Rio Ave. Desde a ponte pedonal (vermelha) até ao areal principal foram detetadas plantas de mimosa (Acacia dealbata) que, sendo de pequeno porte, serão arrancadas manualmente, como medida mais eficaz de controlo.

Ao nível dos resíduos, também se pretende intervir efetuando uma recolha imediatamente a jusante da ponte medieval. Nessa zona existem bastantes plásticos que devem ser removidos a fim de se evitar a transferência para o Rio Ave.

Ao nível da cidadania ativa, será apresentada a aplicação Biodiversity GO! que vai contribuir para a catalogação e preservação da biodiversidade do concelho de Guimarães, neste caso, da Vila de Caldas das Taipas. Das espécies arbóreas e arbustivas, às espécies animais, tudo conta! Pretende-se que haja envolvimento, diversão e ajuda na construção da base de dados da Biodiversidade concelhia.

Com esta iniciativa pretende-se envolver ativamente os cidadãos e a promoção de uma consciência de respeito pela Natureza e pelos espaços públicos. Quem ama, cuida, protege e importa-se.